Compartilhe nosso conteúdo

Vem matar, roubar e destruir. O diabo? Não. As mineradoras.

Desde que as Minas Gerais existem, os estrangeiros cavoucam nosso subsolo em busca de ouro, pedras, ferro e tudo o que possa ser muito, mas muito lucrativo. Mas isso não é prerrogativa nossa. No mundo inteiro existem minas, mineiros, escravos, viúvas, órfãos e natureza devastada. O desrespeito é generalizado, contra tudo e contra todos. Só eles se beneficiam disso. Eles e alguns dos nossos, prostitutos que vendem suas almas e nossos corpos.
E então, os caras fazem uma piscina de lama gigantesca no alto da montanha, onde depositam o resto do que retiraram de nossa terra. Eles podem usar água á vontade, enquanto nós temos que cumprir a meta de economia de 30%, ou somos ameaçados pelo governo com aumento de tarifa ou racionamento.
Se não bastasse, eles sujam as cidades ao seu redor com poeira, ao transportar o minério. Mas, não são multados como nós certamente o somos até se colocarmos o lixo pra fora no dia errado.
Aí, como se fosse pouca coisa, ou nada, derramam seu lixo sobre as cabeças de centenas de pessoas, atingindo milhares de outras. Matam os rios quando mais precisamos de água. Matam os peixes, árvores e tudo o que sua lama maldita alcançar. Na verdade, nem sabemos ainda o tamanho do estrago, mas é certo que é maior do que se tem noticiado.
Ninguém sabe exatamente quantas pessoas morreram, quantas estão desaparecidas, ou quantas vão ficar sem água nos próximos dias.
E os caminhoneiros estão preocupados com o preço do frete. Os políticos mesquinhos e oportunistas estão forjando uma greve nacional de caminhoneiros pela derrubada do governo federal. E o Rio Doce foi violentamente agredido. Milhares de peixes mortos. Pescadores e ribeirinhos sem saber o que fazer.
E as mineradoras vão se comprometer a pagar um aluguel social aos que sobreviveram no vilarejo completamente destruído, literalmente apagado do mapa. Logo as coisas voltam ao normal. A mineradora vai continuar a poluir, gastar água e acumular lama em algum canto, até que outra barragem se arrebente e surjam outros órfãos e viúvas. Sempre foi assim, aqui em Minas e no resto do mundo.
E nossos deputados e senadores, nem ao menos se manifestaram. Ou estão preocupados em derrubar o governo, ou em esconder sua própria lama.

Estamos a pé e a pé vamos continuar.

2 comentários:

  1. Que horror e tristeza, "assim caminha a humanidade", e a nação brasileira segue no meio da lama.

    ResponderExcluir
  2. Estamos num atoleiro. Estamos atolados até o pescoço. Há tempos vivemos nesse lamaçal aceitando passivamente entornarem esse caldo, essa lama grossa sobre nossas cabeças; sim nossos corpos estão paralisados; a lama ja secou, ja nos tornamos fósseis. No cenário atual, não acredito que haja quantidade de água suficiente para nós limpar, não há chuva, mananciais ou nascentes capazes de lavar a sujeira deste Estados chamado Brasil. É meu caro, de veras estamos a pé e a pé vamos ficar.

    ResponderExcluir

Por favor, deixe o seu comentário sobre o texto. Participe!!!