Compartilhe nosso conteúdo

Os donos das minas são os donos de Minas.


Não sou eu quem o diz. Os jornais de Belo Horizonte trouxeram a manchete: quase 70% dos deputados mineiros tiveram suas campanhas financiadas pelas mineradoras. Daí que precisamos mudar o slogan da ASLEMG de "a casa dos mineiros" para "a casa dos mineradores". Pouca diferença, se deixarmos flexível o conceito de mineiro. Se valer que minerador também é mineiro, já que lida com minas.
Mas, fora o jogo de palavras e a mistura de conceitos, o que se tem em verdade é uma assembleia legislativa comprada, que não representa os eleitores que a elegeram, mas os interesses das empresas financiadoras das campanhas. Se assim não fosse, não teria morrido antes mesmo de tomar forma a ideia da instalação de uma CPI para a investigação do acidente de Mariana.
Estamos de mal a pior quando se trata de representantes eleitos para administrar nossos bens. O prefeito de Mariana declarou que a cidade não sobrevive sem as mineradoras. Triste destino, que a faz refém e a condena a se transformar em um perigoso e instável depósito de lixo.
Os deputados mineiros também não são capazes de fazer qualquer coisa que venha a melindrar seus financiadores, mesmo que esses empresários destruam todo um povoado, arrasem outros tantos, tornem inutilizáveis as águas do Rio Doce, deixando diversas cidades em estado de calamidade, como está ocorrendo em Governador Valadares, onde 260.000 pessoas ficaram sem água, sem os peixes, sem o rio.
A maior vergonha não é o acidente em si, mas o que dele decorre. Escorre a lama tóxica, matando tudo, mas escorre a maquiagem na cara dos políticos, cuja máscara derretida deixa nua a cara comprada de quase todos eles, salvo uns ou outros. Parafraseio o filósofo Mario Sérgio Cortella, que disse numa entrevista que, se você for fazer algo, pense primeiro o que sua mãe vai dizer a respeito. Tenho pena das mães dos nossos deputados. Poucas delas podem se orgulhar das ações de seus filhos.  
Por uma questão de coerência, pra não dizer que só malhamos os políticos, conclamo os "caminhoneiros" de Minas Gerais para fazerem uma manifestação, uma greve geral, até que sejam depostos todos os deputados que não honram os votos, mas se submetem ao dinheiro. Também deviam pedir a cassação do prefeito que não tem criatividade e assume ser dependente do dinheiro sujo de morte e destruição.

2 comentários:

  1. Parabéns. Você esta sendo porta voz de milhões de Brasileiros. Continue criticando, quem sabe um dia a consciência desses políticos venha a pesar. Pra melhorar um pouco, junto a critica, apresente algumas possíveis soluções para essas calamidades.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto. Grandes verdades que precisa chegar para o povo.

    ResponderExcluir

Por favor, deixe o seu comentário sobre o texto. Participe!!!