Compartilhe nosso conteúdo

Lembrança dos tempos da faculdade de Teologia

Pouco tempo após a formatura, a 1ª turma de bacharéis em Teologia da FATE-BH
com reconhecimento do MEC já não se encontrava mais, mantendo poucos contatos apenas por e-mail e um grupo de discussão que se formou mesmo pra não deixar o pessoal se dispersar (o grupo também durou pouco e não deu qualquer fruto).
Certo dia, foi veiculado na internet o desabafo do apresentador de televisão Luciano Huck, que tinha sido assaltado e perdido seu Rolex.
Uma das nossas colegas, queridíssima do grupo, mas de postura um tanto conservadora, manifestou-se contraria à indignação do apresentador.
Segundo ela, ele precisava se converter .

Aí eu não aguentei...... escrevi o texto abaixo e mandei pra ela(na transcrição abaixo,substitui o nome dela por *****, por questão de ética e respeito).

Anos depois, resolvo publicar o texto, que ainda é bastante atual e ainda reflete o que penso. Espero que sirva para algo de bom, ou seja, pra fazer alguém pensar.....

Vamos ao texto:

Desculpe *****, mas é lamentável ter que concordar com o Luciano e ao mesmo tempo, concordando, discordar em parte de você.
Sabe o que eu acho disso tudo? Acho muito normal. Quero dizer: acho que isso não tem outro jeito de acontecer, não.
Acho mais...
Que a Igreja que está aí não vai resolver porcaria nenhuma, nem hoje nem nunca.
Acho também, que esse cristianismo performático estabelecido em nosso meio, é uma farsa criada para manipular a populaça faminta, que recebe "pane et circus" e se cala diante do sangue derramado da própria mãe.
Aquele judeu de Tarso destruiu todo o sistema filosófico que Jesus arquitetou.
Que mais você espera, de um grupo que vive um sonho coletivo totalmente fora de propósitos e sem compromisso com a realidade?
Cristianismo de fim de semana.
Um grupo de mútua vigilância, em busca do erro do outro, e não de cuidar do outro lá fora, carente de amor, não de palavras pomposas e vazias, de sentido duvidoso e inseguro.
Um grupo que quer ser chamado pelo nome de cristão, mas que nunca fez ou pretendeu fazer o que o Cristo ditou como regra de comportamento. Não estou falando de moral sexual ou social, mas de comportamento fraterno em relação ao outro, seu semelhante.
Um grupo que adora repetir chavões e jogar a responsabilidade das mudanças no "sangue de Jesus". Se o sangue de Jesus não resolver o problema, eu é que não resolvo.
Um grupo de egocêntricos retrógrados, que arrepia todo ao perceber que os "diferentes" agora têm o direito de fazer parte de suas fileiras. É isso mesmo: Morrem de medo de ter que se sentarem ao lado de um homossexual, de um viciado, de uma prostituta, de qualquer pessoa que tem sua verdadeira face exposta, no banco de sua igrejinha nojenta, hipócrita e doente, mas que se orgulha de ser o lugar dos "santos" e eleitos.
Dá vontade de vomitar quando ouço a falsidade do "fale pro irmão do seu lado que ele é importante pra você". Lá fora, longe do calor aconchegante do templo, no dia-a-dia desse mundo cão, estão os que deveriam ser importantes pra você. Mas, esses são pecadores, sujos e mal cheirosos, não é mesmo, igreja?
E vem você (não você *****, mas você, igreja) com esse discurso hipócrita de que temos que falar do amor de Jesus, falar do poder do sangue, falar disso e daquilo e pronto?
Sabe o que a igreja tinha que fazer? Tinha que ficar calada e AGIR. Jesus não mandou ninguém sair falando pelos cotovelos não. Tudo o que ele fez foi AGIR. Aí, quando a gente convida um grupo de Teólogos recentemente formados por uma escola de postura revolucionária, para discutir os problemas atuais e tentar apontar possibilidades de saída, adivinha qual é o resultado? Cada um tem um problema pessoal pra cuidar, uma reunião de célula pra comandar, uma igreja para pastorear. Tudo, menos discutir o problema e buscar uma solução.
Quanto ao Luciano Huck, querida *****, ele está fazendo o que eu fiz quando fui assaltado (e já fui três vezes - perdi minha moto, meus documentos, meu celular, etc. - só não perdi um ROLEX porque não tinha um). Ele está jogando pra fora sua ira, vomitando a sensação de impotência que ficou em seu estômago. Não creio que ele precise de um "salvador" como o que o cristianismo tem pra oferecer. Isso só iria colocar uma pedra sobre sua indignação, como aconteceu comigo. Amanhã ele ganha outro Rolex e dentro de dois meses tudo volta ao normal.
Até a Igreja, vai ficar meio agitada nos primeiros dias após algum acontecimento indesejado e constrangedor, mas, vai voltar ao seu lugar dentro de algum tempo. Eu já assimilei as perdas. Todo mundo assimila, mais cedo ou mais tarde.
Aí o hipócrita do Weverton vai lavar as mãos e dormir o sono dos justos, pois já falou o que tinha que falar. O importante é que, no porvir, nenhum sangue poderá ser cobrado das minhas mãos, porque eu falei o que tinha que ser falado. Jesus que se vire e ache alguém pra pagar a conta.
Obrigado *****, por ter dado o corte necessário a esta verborragia alucinada, talvez ineficaz e carregada de ressentimento e sensação de impotência.

Abraço fraterno.
Weverton.

Geeeente..... eu nem tinha lido ainda o vol. XXI do Freud....

Um comentário:

  1. Meu caro "IRMÃO" Weverton e demais leitores;
    A hipocrisia reina espantosamente em nossa sociedade e nas igrejas por aí criadas pelo homen atual, e são inumeras. Não consigo entender onde a sociedade quer chegar e onde que guardam os ensinamentos vindo daquele que todas estas igrejas dizem adorar(JESUS), conforme você disse em seu texto, não se ver praticar nada do dizem dentro das igrejas, fico indignado com estas pessoas que se escondem atrás de uma mascara, e praticam doutrinas criadas por homens(enganadores de si mesmo) os quais não fazem nada, nada para pelo menos tentar mudar a realidade dolorosa em que vivemos. As vezes comparo estas pessoas à nós em relação a Politica aplicada em nossa NAÇÃO e as nossas atitudes de aceitar quase tudo sendo introduzido em nossas gargantas forçadamente... será que nós seres humanos acomodamos no que se diz evolução espiritual ??? vou parar por aqui !!! não sou nem pretendo ser Filosofo nem Teólogo quanto mais Psicanalista. Admiro vocês que são pensadores e capazes de mover montanhas.
    Parabens pela atitude e iniciativa.

    Grande Abraço
    Wilson César Duarte
    Estudante de Eng. Elétrica

    ResponderExcluir

Por favor, deixe o seu comentário sobre o texto. Participe!!!