Compartilhe nosso conteúdo

Por que a guerra?

    Bombas e mais bombas sendo lançadas, da Rússia sobre a Ucrânia; da Ucrânia sobre seus próprios territórios, tomados pela Rússia; das mãos ocultas da OTAN, que promove e fomenta a guerra, em nome de um tratado de paz. Ora, isso não deveria ser percebido como novidade.  Como sempre digo, uma guerra não começa (e não termina) de uma hora para outra.

    Os caras vivem uma história de disputa por minas de carvão, assim como os árabes vivem constante necessidade de defender o seu quinhão de terras petrolíferas. Nem a Ucrânia, nem a Rússia e pasmem, nem os EUA ou a OTAN vão se posicionar de um ou outro lado gratuitamente. Há interesses historicamente perseguidos naquela região. E é bom que os incautos se conscientizem disso, para que não caiam na tentação de emitir opinião rasteira, movida pela influência do discurso midiático, ou mesmo dos defensores da paz, ou dos direitos de um ou outro lado.

    Os russos têm grande interesse em manter o controle sobre aquela região, sem perder, obviamente, espaço estratégico para a famigerada OTAN, reduto do comércio armamentista, tanto dos EUA, quanto da Europa. Não nos iludamos, pois muito dinheiro tem circulado na manutenção dessa guerra, até a exaustão dos perecíveis estoques de munição. Assim foi com o Afeganistão e com o Iraque. Assim está sendo na Ucrânia. Se assim não fosse, os russos já teriam feito como fizeram os EUA contra o Japão na segunda guerra. Sim, já teriam lançado um único artefato nuclear e destruído uma cidade inteira, ditando o fim do conflito. Não foi assim em Hiroshima e Nagazaki? Quem foi punido?

     Ou algum de nós é tão inocente, ao ponto de crer que Joe Biden está injetando bilhões de dólares a troco de nada? É óbvio que eles estão investindo, em busca de altos lucros, assim como sempre o fizeram. Isso não diminui a responsabilidade da Russia, nem ainda, da Ucrânia, ou da Europa como um todo. É uma briga de cachorros grandes. Só raposas velhas em busca de sangue alheio para sugar.

Em 1932 Freud e Einstein, perguntavam "por que a guerra?" E nós continuamos repetindo a mesma pergunta, quase cem anos depois? Por quê a guerra?

    

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe o seu comentário sobre o texto. Participe!!!